sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Self-teaching e o ensino presencial

o self-teaching
As escolas online estão crescendo cada vez mais. Já tinha mencionado isso no post anterior, mas é sempre bom retificar. Com a minha rotina atual, eu nunca me adequaria ao ensino presencial. Logo, optei pelo ensino online e quero compartilhar aqui essa experiência.

Estudar sozinho é um método que tem vantagens e desvantagens. Eu posso estudar no horário que eu bem entender, e isso é uma das principais vantagens. Posso fazer a minha própria rota de estudos, com os conteúdos que eu percebo ter mais dificuldades. Se formos considerar o pacote como um todo, também podemos destacar que é mais barato. Mas é claro que nem tudo é um mar de rosas, temos também as desvantagens. Eu não tenho um professor “tira-teima” que resolva a minha dúvida assim que eu tiver. Estudar em grupo ás vezes pode ser mais interativo – mas isso também acontece nas aulas de conversação online, porém não há o contato humano em si.

O ensino auto-didata (self-teaching) é uma das minhas qualidades, mas não posso dizer que realmente estudo sozinho. Existem links muito interessantes para quem também quer arriscar nesse modo de aprendizagem:


Duolingo:

Este site é indicado para todos os iniciantes. Na medida em que você vai completando as lições, vai ganhando pontos. A seção de tradução, também é algo muito interativo e exercita bem o seu vocabulário.

English Experts:

Ótimo site com dicas de gramática, fórum e chat. Me ajuda muito nas dúvidas que surgem durante o caminho, por ser de fácil entendimento. Indico também a seção de podcasts (em português), onde eles discutem assuntos interessantes.

Inglês Online:

Site com excelente conteúdo e didática. Também tem os guias de gramática e dicas, mas o que utilizo frequentemente é a seção de podcasts. Eles são em inglês, mas são de fácil compreensão e ajudam muito na prática de listening (algo indispensável).

Fórmula Fluente:

“Fluência numa língua estrangeira não é questão de inteligência” é o que diz a página do site. Realmente não irá se arrepender ao se cadastrar no curso, que você receberá no seu email.

Shared Talk:

Para quem quer falar com alguém (principalmente estrangeiros), indico fortemente este site. Nele você encontra pessoas de outros países, e pode praticar a sua conversação.

Mr. Maia
Este canal do youtube apresenta de forma muito descontraída, dicas sobre a gramática da língua inglesa. É impossível não gostar.

Lyrics Training
Para quem gosta de músicas e também aprender inglês, este site é fascinante. Você tem que fazer uma espécie de tradução instantânea, em sincronia com a música escolhida. Existem vários níveis, desde o iniciante até o avançado.

English – It’s now or never:

O mais novo da minha lista, mas não perde em qualidade. No seu blog, a Iramaia escreve sobre expressões de inglês que são muito interessantes e usuais.

Espero que tenham gostado deste post. Se você também já utiliza o self-teaching na aprendizagem de inglês e conhece mais links interessantes, deixe-os nos comentários.

Carry on and never give up!

3 comentários:

  1. http://www.engvid.com/
    um site de aulas de inglês, gramatica, fluencia, varias dicas totalmente em ingles mas de facil entendimento,
    att Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Procurem no youtube "inglês com Clarence". É ótimo. Clarence é um americano que aprendeu a falar português e desde então dedica parte do seu tempo para ensinar inglês gratuitamente para Brasileiros.

    ResponderExcluir