domingo, 9 de fevereiro de 2014

Duolingo além das lições

Olá! Hoje vou detalhar o funcionamento do Duolingo. Existem outros sites interessantes que mencionei no post (Self Teaching E O Ensino Presencial). Se você ainda não conferiu, é uma boa hora. 


Duolingo - Inglês de graça para o mundo
Se você é um iniciante no Duolingo, e tem várias perguntas de como tudo isso funciona, este post é pra você. Também é para aqueles que já usam, mas não tiram total proveito da ferramenta.

O Duolingo é uma ferramenta open-source em que você pode aprender inglês. Isso significa que o conteúdo do site (discussões, traduções, conversas) é feito por nós mesmos, os estudantes. Como um membro ativo do site, venho me deparando com algumas questões recorrentes e vou esclarecer aqui. Os prints estarão na versão atual do Duolingo, que recentemente mudou seu layout.






O que são ofensivas?

Ofensivas são os dias consecutivos que você somou pontos no Duolingo. Como assim? Suponha que você fez uma lição ou praticou alguma unidade e somou pontos. Com isso você ganha 1 dia de ofensiva. Se amanhã você repetir o processo, você soma mais 1 dia de ofensiva, e fica com 2 dias. Caso você não pratique no terceiro dia, vai perder todos os seus pontos de ofensiva, e ter que recomeçar do zero.

Alguns detalhes tem que ser levados em consideração:

- As traduções somam pontos para o ranking, mas não somam pontos para a ofensiva (agora também contam para as ofensivas).

- Se você fizer somente 1 ponto, já é o bastante para somar mais 1 dia de ofensiva.

O que são lingots?

Quando entrei no Duolingo isso não existia (puta cara antigo), mas se tornou uma forma muito interativa de se envolver com o site. O lingot é uma moeda virtual, com a qual você pode comprar itens na loja. Para saber como se ganham lingots, acesse a loja e role até o final da página.

Agora você também pode doar lingots para alguém. Isso acontece quando você quer retribuir aquela dica preciosa, ou até mesmo aquela resposta que acabou com suas malditas dúvidas.



Como mudar para aprender outro idioma?

Basta você clicar na bandeira do idioma atual, clicar em mais. Logo depois, mude o idioma e salve as alterações.

A seção de Imersão.

Aqui é onde podemos traduzir os textos para do idioma que estamos aprendendo para o idioma que sabemos. Você pode traduzir as frases, mas se não estiver afim pode somente avaliar a tradução já feita por outro usuário.

É uma ótima forma de melhorar o nosso inglês, pois nem sempre podemos traduzir ao pé da letra algumas expressões. Muitas pessoas que conheço nem sabem da existência da Imersão, então repassem para todos esta informação.

A seção de Conversa.

Aqui podemos postar dúvidas sobre gramática, solução de problemas, alguma lição em específico ou até uma dica. Elas são avaliadas e as mais populares ficam no topo. Não polua esta seção com perguntas idiotas e sem sentido. Antes de postar algo, pesquise e veja se já existe algo semelhante. Existem ótimas dicas por aqui, e se souber procurar vai entender o que eu digo.

Seção de Conversa (mais votados)
Um guia básico de utilização.

- Utilize o Duolingo diariamente e aumente suas ofensivas. Elas podem te dar muita motivação, mas quando você perde-as dá uma dor no coração (isso já aconteceu comigo).

- Seja ativo na comunidade. Poste suas dúvidas, mas também ajude a postar dicas ou responder dúvidas de outras pessoas. Se não gosta de escrever, somente avalie os posts existentes, isso já é uma ajuda imensa.

- Ajude a traduzir os textos e avaliá-los. Você também pode fazer upload dos seus próprios textos, basta ir à seção de Imersão e procurar por “Envie um documento”.

- Prefira não utilizar os atalhos para concluir unidades. Vejo muito gente fazer isso, mas se perde toda a chance de comentar em cada questão que responde, além de não fixar muito.

- Pontos são importantes, mas não foque somente neles. Foque em cada lição e o que você pode aprender com ela. Se você focar nos pontos, vai acabar sendo o líder do ranking, mas sem nenhum conteúdo.

- Espalhe esta ideia, e convide seus amigos. O Duolingo é um lugar para aprender com pessoas que estão aprendendo.

Se você não conhecia algum termo citado aqui, não se preocupe. Talvez você tenha vindo do Duolingo na versão mobile, que é bem limitado. Espero que tenha gostado deste post, e se tiver dúvidas ou críticas, deixe nos comentários.

Carry on and never give up!

22 comentários:

  1. Realmente, Benjamin. "Seguir em frente e nunca desistir", essa é realmente a palavra de ordem. Muito boas essas suas dicas, principalmente, para quem apenas abre o Duolingo, inicia a lição, sem se dar ao trabalho de analisar e estudar o menu e todas as orientações, nele contidas. Muito obrigado pelo seu trabalho. Continue firme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado José. Leve este mantra com você também, é de muita valia!

      Excluir
  2. Cara... com a reformulação, onde foi parar a lista de palavras aprendidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto falta, mas essa parte foi temporiariamente desativada. Creio que em breve voltará pra gente.

      Excluir
  3. Olá Benjamin, gostei do seu guia, me ajudou muito, pois estou começando hoje no Duolingo. Não sabia que esse site existia; foi meu irmão que me indicou. É fantástico como existem pessoas preocupadas em ajudar de alguma forma outras pessoas, Agradeço de coração aos que implementaram esse site. É um ótimo trabalho, e o que é melhor " é de graça". Vou fazer de tudo para continuar firme nessa caminhada e não deixar atrasar as lições. Sei que obstáculos aparecerão, mas eles existem para que possamos aprender a superar nossas dificuldades e não para mudamos de direção. Bem, mais uma vez te agradeço e Bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso Adriana. Este é o espírito da coisa, ter vontade de aprender e ter frequencia também. Sucesso para você!

      Excluir
  4. Mt boa as dicas de funcionalidade e entendimento, outra estreante por aqui. Vlw!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Josi, aproveite todas as informações :)

      Excluir
  5. Obrigada, sou iniciante e ajudou muito...parabéns pela iniciativa. VIVA!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá sou iniciante, sempre tive dificuldade em aprender inglês,estou bastante confiante no Duolingo,comecei hoje e ja aprendi algumas palavras e frases.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! Se praticar todos os dias, em breve irá perceber o resultado.

      Excluir
  7. Grato pelas dicas. Só queria acrescentar que na loja é possível comprarmos uma espécie de seguro contra a perda de ofensivas. Trata-se de uma segurança a mais. Cobre somente um dia mas já é muito interessante. Desde que a loja passou a existir que comprei o "seguro" e felizmente até hoje não precisei utilizá-lo, então, nem sei quantos lingots são necessários mas, posso dizer que vale a pena adquirir.
    Abraços amigo.

    Carl_os - Estudante do Duolingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve se referir ao bloqueio de ofensivas (custa 10 lingots). Como você disse, é muito bom mesmo, mas se até hoje não utilizou então significa que está bem assíduo no Duolingo. Meus parabéns!!

      Excluir
  8. Obrigada por mais estes esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  9. Ben, se possivel me tira uma dúvida. Estou na lição 10 seguindo para 11, acontece que lições passadas os tracinhos ( vão diminuindo ) e se faz necessário refazer a lição por solicitação do DUO. Quais as consequencias de seguir sem refazer as lições passadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única consequência é que você tende a esquecer tudo que já fez, e por isso o Duolingo "força" refazê-las sempre. Eu aconselho que sempre quando for fazer uma nova lição, também reforce alguma lá trás :)

      Excluir
  10. Obrigada. Valeu mesmo. Sou iniciante no Duolingo e suas dicas foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  11. Adorei. Sou disciplinada, más ja fiquei triste por perder 13 días de ofensiva. Minha dificultades e o cronómetro. Ele e mto rápido ou eu sou devagar. Kkkk

    ResponderExcluir
  12. olá. Excelente texto. Na minha aba nunca apareceu imersão... :(

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo artigo está ajudando muito.

    ResponderExcluir
  14. No meu não existe imersão .

    ResponderExcluir